Crise nos animes?”:fundador da P.A.WORKS expressa preocupação com a crise da originalidade nos animes

Kenji Horikawa, fundador e presidente do estúdio P.A.WORKS, fez um alerta significativo à indústria: ele acredita que o impulso e a paixão de criar obras originais de anime estão sob perigo. Em entrevistas recentes, Horikawa manifestou preocupações de que, se certas tendências de mercado continuarem, criadores poderão esquecer “como fazer um trabalho original.

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9/17/20253 min read

Em entrevista ao site Real Sound,Horikawa disse que embora criar obras originais continue sendo parte do DNA do estúdio,os tempos são cada vez mais adversos para esse tipo de projeto.

“Com tantos títulos sendo lançados, aquela energia inicial de querer criar algo novo está se perdendo“.

“É verdade que tá difícil criar obras originais hoje em dia. Os custos de produção de anime estão subindo muito, então, da perspectiva do investidor, obras originais naturalmente carregam um risco maior, e eu consigo entender isso até certo ponto.

Por outro lado, com a quantidade absurda de obras ficando cada vez maior, o que leva a uma sensação de exaustão por tentar acompanhar a demanda, eu sinto que aquele impulso inicial e repentino de ‘É isso que a gente quer criar’ está enfraquecendo.

Com obras originais, a história, o mundo e os personagens são todos criados pelos próprios criadores, então o esforço de produção é grande. O importante é saber se vale a pena passar por todo esse esforço para criar algo. Mas, se a situação atual continuar, eu sinto uma crise, que mesmo que todos queiramos, podemos esquecer como fazer uma obra original.”

Apesar do pessimismo parcial, P.A.WORKS não está recuando. Alguns exemplos e planos recentes mostram que o estúdio continua comprometido com obras originais:

Towa no Yugure, um novo anime original previsto para estrear em outubro de 2025.

Outro projeto original grande: Dusk Beyond the End of the World, série de ficção científica feita para marcar o 25º aniversário do estúdio.

Horikawa afirmou que a P.A.WORKS pretende continuar fazendo originais pelo menos até os anos 2030, mantendo esse tipo de produção como parte central de sua visão criativa.

Estes movimentos funcionam como uma declaração de que o estúdio reconhece os desafios — financeiros, de mercado, de público —, mas escolhe enfrentá-los com coragem.

As palavras de Kenji Horikawa firmam um alerta importante para a indústria de anime: originalidade não é apenas um luxo criativo, mas um ingrediente vital para a renovação, identidade cultural e saúde artística do meio. O contexto atual — com custos crescentes, demanda alta, competição intensa e pressão por retorno financeiro — coloca esses projetos sob risco real.

A P.A.WORKS, no entanto, mostra que acreditar no original ainda é possível. Seus próximos lançamentos, sua estratégia de longo prazo e o compromisso com qualidade são apostas ousadas em um terreno incerto. Se suas iniciativas derem certo, poderão inspirar outros estúdios a seguir o mesmo caminho — não apenas por nostalgia ou por idealismo, mas porque originalidade bem-feita pode também ser bem-sucedida.

Para fãs, críticos e gente da indústria, este momento precisa ser visto como uma bifurcação: continuar no caminho seguro das adaptações com fama prévia ou recuperar — com coragem — o espírito de criar algo totalmente novo. Kenji Horikawa já escolheu qual lado quer que P.A.WORKS esteja. Restará ver quantos outros terão a mesma coragem.

Quem é P.A.WORKS?

O estúdio foi fundado em 2000 por Kenji Horikawa, situado em Nanto, na província de Toyama, fora do agitado eixo de produção de anime que domina Tóquio. Ele construiu reputação por misturar belas direções artísticas, roteiros cuidadosos e, especialmente, por lançar títulos originais (ou seja: obras não adaptadas de mangá / novelas / jogos) como Angel Beats!, Charlotte, Shirobako, Iroduku: The World in Colors, Buddy Daddies, entre outros.

A originalidade tem sido, desde o início, parte da identidade da empresa — não apenas pela satisfação criativa, mas como diferencial no mercado.

O presidente da companhia e fundador Kenji Horikawa havia trabalhado anteriormente na Tatsunoko Production, Production I.G, e na Bee Train antes de fundar a P.A. Works em 2000. A sede da empresa está localizada em Toyama, Japão, onde são feitos os desenhos e a produção e direção da sede de Tokyo. A Companhia colaborou com animações em videogames, depois colaborou com os estúdios Production I.G e Bee Train com animes. Em Janeiro de 2008, P.A. Works produziu True Tears, sendo a primeira série de animação do estúdio